Resumo:
Este trabalho tem como síntese trazer um novo olhar sobre a aula de Matemática. Criar atividades que envolvam a participação ativa dos alunos, como o uso da História da Matemática como proposta didática, para auxiliar alunos a entenderem melhor a Equação do 2° Grau, bem como sua origem, desenvolvimento e evolução ao longo do tempo. Dessa forma, os alunos podem se sentirem mais motivados e interessados pela disciplina, percebendo a Matemática como uma ciência viva e em constante evolução. Os alunos também podem aprender sobre a contribuição de diferentes matemáticos, como Al-Khwarizmi para a ciência, bem como suas vidas e seus contextos históricos, em especial com auxílio do material manipulável Material Dourado, uma das várias formas de tornar a aula mais atrativa. Com essas estratégias, é possível tornar a aula de Matemática mais interessante e significativa aos alunos, estimulando o aprendizado e despertando o interesse pela disciplina, desmistificando a ideia de que a Matemática é uma disciplina difícil e abstrata, tornando-a mais acessível e atraente.
Descrição:
SILVA, Samara Vieira Frutuoso. História da matemática como proposta didática para o ensino de equações do 2º grau. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.