Resumo:
Considerando que o presente estudo trata sobre a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abdon Miranda, foi necessário investigar atentamente de que forma este documento está articulado com o propósito de ensino na modalidade de Educação do Campo. Tendo como objetivo geral realizar uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), focalizo nas características educacionais relacionadas à Educação do Campo. De forma mais específica, buscou-se identificar os fundamentos teóricos da Educação do Campo, investigando conceitos, princípios e características específicas dessa abordagem pedagógica. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abdon Miranda incorpora os fundamentos teóricos da Educação do Campo e quais são as propostas pedagógicas específicas que podem ser identificadas neste contexto educacional? Para a elaboração do arcabouço teórico e fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Arroyo e Caldart (2004) e Veiga (2001) dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Realizou-se, então, uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. Diante disso, verificou-se que documento da instituição faz uma menção, ainda de forma tímida, sobre a concepção da Educação do Campo. Foi possível concluir que a escola possui compromisso com a educação contextualizada, levando em consideração as especificidades da população atendida e busca oferecer uma educação de qualidade, integrada e transformadora.
Descrição:
SANTOS, Ana Carolina Alves dos. Projeto Político Pedagógico e educação do campo: um estudo sobre o PPP da escola Abdon Miranda, Guarabira/PB. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.