dc.contributor.author |
Santos, Ana Carolina Alves dos |
|
dc.date.accessioned |
2023-11-29T11:44:02Z |
|
dc.date.available |
2023-11-29T11:44:02Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30300 |
|
dc.description |
SANTOS, Ana Carolina Alves dos. Projeto Político Pedagógico e educação do campo: um estudo sobre o PPP da escola Abdon Miranda, Guarabira/PB. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando que o presente estudo trata sobre a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abdon Miranda, foi necessário investigar atentamente de que forma este documento está articulado com o propósito de ensino na modalidade de Educação do Campo. Tendo como objetivo geral realizar uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), focalizo nas características educacionais relacionadas à Educação do Campo. De forma mais específica, buscou-se identificar os fundamentos teóricos da Educação do Campo, investigando conceitos, princípios e características específicas dessa abordagem pedagógica. Usamos a seguinte pergunta como ponto de partida do trabalho: Como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abdon Miranda incorpora os fundamentos teóricos da Educação do Campo e quais são as propostas pedagógicas específicas que podem ser identificadas neste contexto educacional? Para a elaboração do arcabouço teórico e fundamentar o trabalho foi utilizado os escritos de Arroyo e Caldart (2004) e Veiga (2001) dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. Realizou-se, então, uma pesquisa de metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental. Diante disso, verificou-se que documento da instituição faz uma menção, ainda de forma tímida, sobre a concepção da Educação do Campo. Foi possível concluir que a escola possui compromisso com a educação contextualizada, levando em consideração as especificidades da população atendida e busca oferecer uma educação de qualidade, integrada e transformadora. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kamila Karine dos Santos Wanderley |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Político Pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.title |
Projeto Político Pedagógico e educação do campo: um estudo sobre o PPP da escola Abdon Miranda, Guarabira/PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |