Resumo:
O Ensino de Química apresentado de forma conteudista distancia o ensino com a realidade dos alunos, perdendo seu significado, assim o uso da temática Agrotóxicos em sala de aula, permite uma relação com um problema real que aproxima o ensino com a vivência dos estudantes. Com isso, cada vez mais os pesquisadores estão buscando por metodologias inovadoras que favoreçam esse ensino. A pesquisa buscou identificar os possíveis diálogos entre os saberes de agricultores e estudantes de uma escola pública da 1ª série do Ensino Médio acerca da temática agrotóxicos. Identificando quais os agrotóxicos utilizados pelos agricultores e como fazem uso desses, compreender os conceitos de substâncias e misturas e promover a argumentação científica e avaliação da aprendizagem por meio da metodologia do Júri Simulado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizado como estudo de caso. Participaram da pesquisa quatro agricultores rurais do município de Lagoa Seca-PB e uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Campina Grande-PB. O instrumento de coleta de dados, consistiu em um questionário composto por questões abertas e a análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Com os dados obtidos foi possível identificar a importância do senso comum para construção do conhecimento científico e que a metodologia utilizada em sala de aula desempenhou uma excelente participação dos alunos e mostrou avanço no aprendizagem dos mesmos, quanto ao exercício aplicado sobre o conteúdo, teve um excelente resultado, contando que maioria dos alunos acertaram todas as questões e como também avaliaram o método de forma positiva, permitindo o alcance dos objetivos iniciais da pesquisa.
Descrição:
ROCHA, Hyla de Lima. Utilização do senso comum para o ensino de substâncias e misturas com a temática agrotóxicos. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.