Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo apresentar a importância e contribuição do Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, Campus Campina Grande, destacando as experiências próprias no Programa. Muitos licenciandos perpassam pelo período acadêmico de forma superficial, sem adentrar e conseguir compreender a dinâmica da sala de aula, para assim adquirir mais experiências e se debruçar de fato no seu papel de futuro professor. Posto isso, é possível perceber que o licenciando tem a necessidade de aprimorar seus conhecimentos por meio da teoria e da prática condizente com a realidade e experiência vivida na sala de aula, advinda da formação docente. Sendo ele capaz de planejar, desenvolver e aplicar ações em sua vivência escolar, aprimorando seus conhecimentos pedagógicos e não se tornando apenas repassador de conhecimentos. Diante disso, observa-se que o Programa de Residência Pedagógica da CAPES tem grande contribuição e papel fundamental na formação inicial de professores de Matemática, pois possibilita a junção entre a teoria e a prática na profissão do professor. É o momento em que o licenciando vivencia uma realidade ocorrida, anteriormente apenas nos componentes curriculares de estágios durante alguns semestres do Curso, mostrando os conhecimentos teóricos adquiridos em ações práticas, conhecendo na realidade o ambiente escolar. Desta forma, o licenciando pode ir além da teoria e compreender ainda mais a complexidade da prática, conhecendo e vivenciando a prática docente, antes mesmo de finalizar o curso.
Descrição:
Rodrigues, Rayane Pereira. Programa Residência Pedagógica da UEPB: contribuições na formação de professores de Matemática. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.