Resumo:
O presente trabalho investigou a gamificação na educação matemática, sua evolução, suas divisões e a visão dos professores em formação e em exercício sobre a gamificação para o ensino e o uso de tecnologia em sala de aula. Observando as mudanças ocorridas durante a pandemia nos levou a explorar outras formas de ensino da Matemática, mais interessantes e instigantes para o aluno. O ensino da Matemática pode ocorrer de muitas formas, as quais despertam um interesse mais profundo nos alunos. De forma qualitativa, analisamos as respostas obtidas de um questionário aplicados aos professores, buscando compreender a influência da gamificação e das tecnologias no processo de ensino. Procuramos identificar como esses elementos podem preencher lacunas existentes no ensino e servir como recursos de auxílio e incentivo. Nos permitiu entender melhor como a gamificação e as tecnologias podem ser integradas de maneira eficaz no processo de ensino, proporcionando uma experiência de aprendizado mais envolvente e eficaz para os alunos.
Descrição:
LIMA, José André Lins. Gamificação na Educação Matemática. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.