Resumo:
A cultura desempenha um papel fundamental na educação física infantil, contribuindo na formação das crianças nos mais diversos aspectos. O termo cultura começa a ser inserido na discussão acadêmica na década de 1980 por autores como, Go tani, João Batista Freire, Coletivo de autores entre outros. Os jogos, brincadeiras, e outras atividades relacionadas a cultura, estão perdendo espaço para as novas tecnologias, dentre outros aspectos que impossibilitam a disseminação da cultura popular. Para Navarro (2012), a brincadeira é uma atividade lúdica e deve ser usada de forma intencional. Piaget (1978), ver os jogos como fundamentais para o desenvolvimento da criança. Desta forma o objetivo principal do trabalho é identificar os benefícios dos jogos e brincadeiras populares na educação física infantil. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, de modo a responder ao questionamento. Utilizaram-se ferramentas de pesquisa como Google Acadêmico e Scielo. Com a pesquisa foi possível concluir que através da ressignificação das atividades a partir de um aspecto cultural, a criança poderá obter inúmeros benefícios em seu desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo. Além disso, essa diversificação de atividades lúdicas culturais, podem contribuir para o resgate da cultura popular.
Palavras-chave: Cultura; Educação Física Infantil; Ludicidade.
Descrição:
CARNEIRO, Jefferson Leandro Fernandes. Cultura popular e ludicidade na educação física infantil: Uma revisão bibliográfica. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.