Resumo:
Este trabalho analisou a partir do filme Como Estrelas na Terra (2007) a importância
da relação professor aluno no processo de aprendizagem de alunos (as) com
Transtorno de Dislexia. Investigaremos, a partir dos conceitos de afetividade da
Teoria Humanista de Carl Rogers, como a relação professor/aluno pode contribuir no
processo de aprendizagem e na construção de uma educação inclusiva. Os
objetivos específicos deste trabalho compõem-se em identificar os principais
aspectos teóricos relacionados à dislexia; realizar uma revisão bibliográfica sobre a
teoria humanista; analisar o filme "Como estrelas na terra" sob a perspectiva da
dislexia e da teoria humanista, buscando identificar elementos que possam contribuir
para a compreensão da relação professor-aluno. Ademais, avaliar a repercussão da
interação entre a teoria humanista e a obra cinematográfica na compreensão da
relação afetiva entre professor/aluno, destacando como essa teoria pode enriquecer
a interpretação da obra cinematográfica Como Estrelas na Terra (2007). A
metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, onde analisamos os personagens
principais da obra através da teoria humanista. O texto também averiguou como a
obra pode ser aplicada como ferramenta pedagógica para a percepção da
construção da relação professor/aluno nas perspectivas de Jean Piaget, Lev
Vygotsky, Henri Wallon e Howard Gardner. A decisão desse tema se justifica por
compreendermos que o Transtorno Específico da Aprendizagem, ou Dislexia, é um
tema relevante e atual, que tem sido objeto de muitos estudos nas áreas da
psicologia e da educação. Entendemos que a articulação entre essa análise e a
teoria de Carl Rogers poderá auxiliar a compreensão da importância do papel do
docente na relação com alunos com dislexia, considerando a transcendência do
ambiente escolar para o desenvolvimento desses indivíduos. Sob este prisma, a
pesquisa perscrutou a associação entre a teoria humanista e o filme Como Estrelas
na Terra (2007) no contexto da relação professor/aluno. A análise proposta teve
como resultado a compreensão do que é o Transtorno Específico da Aprendizagem
(Dislexia) e como que a relação professor/aluno pode auxiliar na inclusão e
aprendizagem desses alunos na sala de aula.
Descrição:
Alves, Sarah Hellen de Barros. Como Estrelas na Terra (2007): Uma análise sobre a dislexia a partir da relação professor aluno. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.