UEPB - Repositório Digital

Como Estrelas na Terra (2007): Uma análise sobre a dislexia a partir da relação professor aluno

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Sarah Hellen de Barros
dc.date.accessioned 2023-12-01T21:31:41Z
dc.date.available 2023-12-01T21:31:41Z
dc.date.issued 2023-11-17
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30385
dc.description Alves, Sarah Hellen de Barros. Como Estrelas na Terra (2007): Uma análise sobre a dislexia a partir da relação professor aluno. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisou a partir do filme Como Estrelas na Terra (2007) a importância da relação professor aluno no processo de aprendizagem de alunos (as) com Transtorno de Dislexia. Investigaremos, a partir dos conceitos de afetividade da Teoria Humanista de Carl Rogers, como a relação professor/aluno pode contribuir no processo de aprendizagem e na construção de uma educação inclusiva. Os objetivos específicos deste trabalho compõem-se em identificar os principais aspectos teóricos relacionados à dislexia; realizar uma revisão bibliográfica sobre a teoria humanista; analisar o filme "Como estrelas na terra" sob a perspectiva da dislexia e da teoria humanista, buscando identificar elementos que possam contribuir para a compreensão da relação professor-aluno. Ademais, avaliar a repercussão da interação entre a teoria humanista e a obra cinematográfica na compreensão da relação afetiva entre professor/aluno, destacando como essa teoria pode enriquecer a interpretação da obra cinematográfica Como Estrelas na Terra (2007). A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, onde analisamos os personagens principais da obra através da teoria humanista. O texto também averiguou como a obra pode ser aplicada como ferramenta pedagógica para a percepção da construção da relação professor/aluno nas perspectivas de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e Howard Gardner. A decisão desse tema se justifica por compreendermos que o Transtorno Específico da Aprendizagem, ou Dislexia, é um tema relevante e atual, que tem sido objeto de muitos estudos nas áreas da psicologia e da educação. Entendemos que a articulação entre essa análise e a teoria de Carl Rogers poderá auxiliar a compreensão da importância do papel do docente na relação com alunos com dislexia, considerando a transcendência do ambiente escolar para o desenvolvimento desses indivíduos. Sob este prisma, a pesquisa perscrutou a associação entre a teoria humanista e o filme Como Estrelas na Terra (2007) no contexto da relação professor/aluno. A análise proposta teve como resultado a compreensão do que é o Transtorno Específico da Aprendizagem (Dislexia) e como que a relação professor/aluno pode auxiliar na inclusão e aprendizagem desses alunos na sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Jaqueline Leandro Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teoria humanista pt_BR
dc.subject Relação professor/aluno pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.title Como Estrelas na Terra (2007): Uma análise sobre a dislexia a partir da relação professor aluno pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta