Resumo:
Com a globalização, a abertura de mercado e o acirramento da concorrência, as organizações mudaram suas estratégias e seu foco. O cliente agora é figura principal nesse cenário e sua satisfação é ponto vital para as mesmas. Mas para satisfazer o consumidor deve-se primeiro conhecer e analisar suas preferências e seu comportamento de compra, as pessoas vêm, a cada dia, desempenhando o papel de consumidor muito mais exigente. Neste sentido, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Quais os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores do setor de autopeças na cidade de Patos-PB? Este trabalho teve como objetivo geral analisar o comportamento e os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores do setor de autopeças na cidade de Patos-PB, como também apresentar o perfil dos consumidores pesquisados, conhecer os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores e mostrar a importância destes fatores na tomada de decisão das organizações. Este trabalho de monografia é decorrência de uma pesquisa de caráter descritivo e para se chegar aos resultados foi elaborado um questionário e aplicado posteriormente a 84 consumidores que efetivaram suas compras no setor pesquisado, bem como a 10 empreendedores e/ou gerentes de empresas a fim de analisar se os gestores tomam decisões baseadas nos fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Os resultados obtidos comprovaram a influencia de alguns fatores para decisão de compra e apesar da grande maioria dos pesquisados sentirem-se satisfeitos com suas aquisições, o atendimento foi citado como ponto crucial para fidelização ou não, de clientes. Para consumidores e empresários o atendimento é fator determinante de fidelização dos clientes, mas enquanto os consumidores veem o atendimento de qualidade como aquele que vai além da cordialidade, os empreendedores classificam o atendimento como o processo de receber o cliente, com cordialidade ou não, e oferecer-lhe o menor preço, mostrando assim, o abismo que existe entre o que pensa o consumidor e os empreendedores.
Descrição:
CAVALCANTE, D. M. Fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores do setor de autopeças da Cidade de Patos - PB. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.