dc.description.abstract |
Neste artigo, abordaremos a temática dos tipos de Tendências Pedagógicas utilizadas
nas salas de aula através do meio literário do universo de Harry Potter. Nesse viés,
sabemos da importância da Literatura Infantojuvenil na educação dos jovens, porém
mostraremos, no decorrer do trabalho, que a literatura pode ser igualmente relevante
para a formação de graduação na área da educação para os adultos, visando fomentar
pensamentos críticos e discussões acerca das Tendências Pedagógicas. Em virtude
disso, o objetivo geral desse trabalho é compreender como as tendências analisadas
podem ser observadas como abordagens de ensino através da literatura, por meio de
personagens do livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999), de J.K. Rowling,
com o princípio de auxiliar na preparação de profissionais da área da educação. Para
tanto, a presente pesquisa traz uma metodologia bibliográfica e possui, como
referencial teórico, José Carlos Libâneo (1982; 1994), Jaime Cordeiro (2007; 2011),
Paulo Freire (1996), entre outros. Além de apresentar as Tendências Pedagógicas,
falaremos, de modo breve, sobre a reação dos alunos acerca dessas tendências
específicas: tendência libertadora e tendência tradicional, bem como da relação
aluno/professor dentro da sala de aula relacionado com as tendências citadas. Sendo
assim, J.K Rowling, através desses personagens, mostra-nos exemplos de como a
qualidade das dinâmicas e das metodologias são importantes para formandos em
qualquer área pedagógica. |
pt_BR |