Resumo:
Como instrumento facilitador na aprendizagem da educação infantil, o lúdico tem como
premissa auxiliar as metodologias ativas que contribuem como ferramentas pedagógicas,
aprimorando e facilitando a atuação dos educadores em sala de aula, Refletir e analisar
concepções que fomentam a temática abordada priorizando as ideias de Luckesi (2002),
Huizinga (2015), Kishimoto (2011), Brandão e Rosa (2013), Souza e Machado (2017), propõe
uma abordagem mais reflexiva e, consequentemente, expõe um direcionamento teórico aos
docentes, os conduzindo às veredas do conhecimento que complementarão idoneamente os
planejamentos para o ensino infantil. Esse estudo irá demostrar procedimentos metodológicos
que estruturaram a pesquisa e quais informações foram importantes para analisar a coleta de
dados. Pode-se concluir que os professores pensam de formas diferentes sobre a importância
do lúdico na sala de aula, notando-se alguns desafios no desenvolvimento do trabalho
pedagógico. É importante frisar que o presente trabalho pode colaborar significativamente
para o estudo da Pedagogia e também para os indivíduos que labutam na educação, por
revelar a necessidade de trabalhar com a ludicidade dentro da escola com as crianças.
Descrição:
LEITE, Isabel Crislane Ferreira. O Brincar como instrumento de ensino na educação infantil. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.