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A Governança Colaborativa é uma nova forma de governança que envolve diversos atores
sociais, sejam eles públicos e/ou privados, o seu principal diferencial é partir da ideia de
colaboração, visando alcançar um consenso na tomada de decisão. Esta pesquisa tem por
objetivo compreender, se acontece a governança colaborativa na interação da hélice quádrupla
governo-universidade-empresa-sociedade, buscando identificar a contribuição dessa
colaboração na formação acadêmica e no desenvolvimento econômico. Para tanto, foi realizada
uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e objetivo descritivo, adotando o método de
estudo de caso. A amostra da presente pesquisa constituiu-se de 41 participantes, a composição
da mesma está estruturada em 3 elementos, sendo eles: (i) 31 da hélice sociedade; (ii) 7 da
hélice empresa e (iii) 3 da hélice universidade. Os dados foram coletados através de entrevistas
semiestruturadas baseadas nos constructos de Ansell e Gash (2007) e analisados por meio da
técnica de adequação ao padrão. Os resultados permitiram induzir que, a governança
colaborativa está estabelecida dentro da interação proposta na presente investigação, uma vez
que, o processo colaborativo se estabelece diante da conexão entre diálogo, confiança,
comprometimento e compreensão entre os atores que participam do processo, gerando
resultados compatíveis com o preconizado na literatura. Tornou-se evidente, portanto, que com
a colaboração existente entre as quatro hélices, a formação acadêmica dos alunos recrutados é
afetada positivamente, contribuindo para capacitação profissional, promovendo experiência e
inserção no mercado de trabalho, por meio dos conhecimentos transferidos entre as hélices
supracitadas. Desse modo, estas parcerias geram ganhos para todas as partes envolvidas,
impactando no desenvolvimento econômico e social. |
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