UEPB - Repositório Digital

Governança colaborativa em um polo de inovação: um estudo a partir do modelo hélice quádrupla

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Iara Rosa do
dc.date.accessioned 2023-12-05T23:51:52Z
dc.date.available 2023-12-05T23:51:52Z
dc.date.issued 2023-11-22
dc.identifier.other CDD 658.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30438
dc.description NASCIMENTO, Iara Rosa do. Governança colaborativa em um polo de inovação: um estudo a partir do modelo hélice quádrupla. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A Governança Colaborativa é uma nova forma de governança que envolve diversos atores sociais, sejam eles públicos e/ou privados, o seu principal diferencial é partir da ideia de colaboração, visando alcançar um consenso na tomada de decisão. Esta pesquisa tem por objetivo compreender, se acontece a governança colaborativa na interação da hélice quádrupla governo-universidade-empresa-sociedade, buscando identificar a contribuição dessa colaboração na formação acadêmica e no desenvolvimento econômico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e objetivo descritivo, adotando o método de estudo de caso. A amostra da presente pesquisa constituiu-se de 41 participantes, a composição da mesma está estruturada em 3 elementos, sendo eles: (i) 31 da hélice sociedade; (ii) 7 da hélice empresa e (iii) 3 da hélice universidade. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas baseadas nos constructos de Ansell e Gash (2007) e analisados por meio da técnica de adequação ao padrão. Os resultados permitiram induzir que, a governança colaborativa está estabelecida dentro da interação proposta na presente investigação, uma vez que, o processo colaborativo se estabelece diante da conexão entre diálogo, confiança, comprometimento e compreensão entre os atores que participam do processo, gerando resultados compatíveis com o preconizado na literatura. Tornou-se evidente, portanto, que com a colaboração existente entre as quatro hélices, a formação acadêmica dos alunos recrutados é afetada positivamente, contribuindo para capacitação profissional, promovendo experiência e inserção no mercado de trabalho, por meio dos conhecimentos transferidos entre as hélices supracitadas. Desse modo, estas parcerias geram ganhos para todas as partes envolvidas, impactando no desenvolvimento econômico e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dra. Roseane Patrícia de Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Governança colaborativa pt_BR
dc.subject Hélice quádrupla pt_BR
dc.subject Formação acadêmica pt_BR
dc.subject Desenvolvimento econômico pt_BR
dc.title Governança colaborativa em um polo de inovação: um estudo a partir do modelo hélice quádrupla pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta