Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade identificar os desafios enfrentados a
Educação Especial a partir da perspectiva Inclusiva, a fim de entender os seus
desafios. A discussão traz reflexões acerca do cenário educacional dito Inclusivo. A
pesquisa se deu a partir de uma pesquisa exploratória, onde foi feito o levantamento
bibliográfico por meio de artigos, revistas e leis. Dessa forma, são apresentados dados
sobre a evolução da Educação Especial e da Educação Inclusiva no país e os desafios
que impossibilitam a prática de uma educação inclusiva. A pesquisa irá contribuir para
a formação de futuros e atuais docentes, na visão e na prática de uma verdadeira
educação inclusiva. Além disso, o trabalho foi dividido em capítulos, o capítulo 1 se
dá pela introdução, o qual apresenta a temática Educação Especial e Educação
Inclusiva, suas diferenças e características, assim como o debate perante a
sociedade, os objetivos desta pesquisa e a sua importância. O capítulo 2 se trata da
revisão de literatura, com os subtópicos Educação Especial e Educação Inclusiva, e
Inclusão nas Escolas. O capítulo 3 se refere a metodologia da pesquisa, materiais e
métodos utilizados em sua elaboração. O capítulo 4 traz os resultados encontrados e
a discussão. Por fim, o capítulo 5 são as considerações finais da pesquisa, seguidas
das referências utilizadas no trabalho.
Descrição:
SANTOS, Kamilla da Silva. Educação especial na perspectiva inclusiva em uma escola pública no Brejo paraibano. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.