Resumo:
A pesquisa propõe uma reflexão sobre o racismo que perdura nos dias atuais e como a conduta do docente e da instituição escolar pode interferir diante de determinadas situações. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo geral é apresentar uma sequência didática, a partir do uso dos cordéis de Jarid Arraes, para a discussão do racismo em sala de aula. Para isso, como objetivos específicos será necessário: 1. investigar a relação da história contada nos dois cordéis: Dandara dos Palmares e Zeferina, com a realidade dos negros; 2. Analisar a influência que a literatura de cordel pode ter na aprendizagem; 3. Apresentar histórias e atividades que enfatizem a luta, cultura e valores dos negros. Para a construção teórica utilizamos Munanga; Gomes (2006), Ortiz (2007), Rays (1996), Rosemberg (2002) e outros. Esta monografia se deu de forma qualitativa, onde foi elaborada uma sequência didática voltada para alunos do 5° ano do ensino fundamental. A sequência didática teve como base dois cordéis: Dandara dos Palmares e Zeferina, escritos pela autora Jarid Arraes. Ao final da proposta, percebe-se que é possível utilizar cordéis na prática docente com o objetivo de abordar questões raciais em ambientes escolares, para que o racismo seja minimizado nos espaços educacionais.
Descrição:
BARBOSA, Vanessa Vieira. A escola e o enfrentamento do racismo: uma proposta metodológica sobre as questões étnico-raciais em sala de aula a partir dos cordéis da Jarid Arraes. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.