Resumo:
O racismo está presente no dia a dia de todos nós, mas na comunidade escolar tende a
manifestar-se com bastante frequência, visto que, a escola é para os estudantes a principal
instituição de vivência coletiva depois da família e geralmente onde passam grande parte do
tempo. A importância da formação de caráter também faz-se necessário no âmbito escolar, em
virtude de ser um espaço que possui um papel significativo na busca por meios para o
enfrentamento de tal prática e para a construção de sujeitos respeitosos. O presente trabalho
tem por objetivo geral compreender como os/as professoras/os reconhecem a importância de
abordar o racismo em sala de aula. Como objetivos específicos, é necessário: 1. Investigar a
importância de trabalhar a temática racismo para a construção da identidade dos alunos; 2.
Recolher relatos dos professores sobre as discriminações presenciadas em sala de aula; 3.
Identificar entender quais as dificuldades de trabalhar com o racismo. O estudo foi feito em
uma escola municipal da cidade de Guarabira-PB. A pesquisa foi construída em três etapas:
na primeira foi feito um questionário, com perguntas específicas para responder nossos
objetivos; na segunda falamos a entrega dos mesmos aos professores; na terceira foi feita a
análise dos dados disponibilizados. Este trabalho se originou de forma qualitativa. A
metodologia foi realizada a partir de questionários (com questões abertas e fechadas) com
uma ordem de questões sobre conhecimentos étnicos raciais ao todo participaram dessa
pesquisa cinco profissionais. Para o embasamento teórico utilizamos como autores principais
D'adesky (2005), Dias (2011), e Oliveira (2002). Com esta pesquisa constatamos que os
professores entendem a magnitude que é abordar uma educação étnico-racial em relação a
construção de identidade negra na infância e a forma que as questões raciais dentro educação
do ensino fundamental anos iniciais contribui diretamente no autoconhecimento da identidade
dos alunos.
Descrição:
Ferreira, Adria Santos. Racismo: O papel da escola pública na construção da identidade racial na infância. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.