Resumo:
É sabido que a disciplina Matemática se impõe como uma barreira para muitos
alunos. Na prática docente, observa-se um contrassenso entre os diferentes
discentes do Ensino Fundamental com relação à disciplina: as dificuldades de
aprendizagem apresentadas por alguns e a afinidade demonstrada por outros.
Posto que essa contradição se faça presente, a maioria reconhece seu valor tanto
no contexto escolar como na sociedade. Com essa compreensão, este trabalho foi
realizado com o objetivo de investigar as dificuldades de aprendizagem em
Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental, turno vespertino, na Escola Estadual
de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, na cidade de Patos (PB). A
pesquisa desenvolvida foi do tipo quantitativa e qualitativa; o instrumento utilizado
para a coleta de dados foi o questionário. Como resultado, foi possível observar que
há o desinteresse pela disciplina. Tal fato é consequência de diversos obstáculos
provenientes de uma metodologia educacional tradicional, centrada no professor, e
que não possui uma relação efetiva com a realidade, dificultando sua aplicabilidade
no campo prático, nas ações cotidianas. Diante dessa situação, pode-se afirmar que
metodologias inovadoras podem ser utilizadas pelo professor para despertar o
interesse do aluno em aprender. Dentre as mesmas, as mais divulgadas no meio
educacional da atualidade são os softwares educativos e os jogos matemáticos.
Descrição:
SOUSA, C. V. de. Dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no 9º ano do ensino fundamental na E. E. F. Coriolano de Medeiros (Patos - PB). 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.