UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no 9º ano do ensino fundamental na E. E. F. Coriolano de Medeiros (Patos - PB)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Crisley Vieira de
dc.date.accessioned 2014-03-12T00:15:38Z
dc.date.available 2014-03-12T00:15:38Z
dc.date.issued 2014-03-11
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3051
dc.description SOUSA, C. V. de. Dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no 9º ano do ensino fundamental na E. E. F. Coriolano de Medeiros (Patos - PB). 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract É sabido que a disciplina Matemática se impõe como uma barreira para muitos alunos. Na prática docente, observa-se um contrassenso entre os diferentes discentes do Ensino Fundamental com relação à disciplina: as dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns e a afinidade demonstrada por outros. Posto que essa contradição se faça presente, a maioria reconhece seu valor tanto no contexto escolar como na sociedade. Com essa compreensão, este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar as dificuldades de aprendizagem em Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental, turno vespertino, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, na cidade de Patos (PB). A pesquisa desenvolvida foi do tipo quantitativa e qualitativa; o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Como resultado, foi possível observar que há o desinteresse pela disciplina. Tal fato é consequência de diversos obstáculos provenientes de uma metodologia educacional tradicional, centrada no professor, e que não possui uma relação efetiva com a realidade, dificultando sua aplicabilidade no campo prático, nas ações cotidianas. Diante dessa situação, pode-se afirmar que metodologias inovadoras podem ser utilizadas pelo professor para despertar o interesse do aluno em aprender. Dentre as mesmas, as mais divulgadas no meio educacional da atualidade são os softwares educativos e os jogos matemáticos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Wilma Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Dificuldades no ensino-aprendizagem da Matemática no 9º ano do ensino fundamental na E. E. F. Coriolano de Medeiros (Patos - PB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta