Resumo:
Na contemporaneidade a inclusão desenvolve-se a partir de conquistas e desafios a
qual o grupo de pessoas com deficiência enfrentam no cotidiano social no processo
de escolarização. É verídico que as instituições escolares não podem fugir dos seus
padrões impostos pela sociedade na questão da inclusão. A inserção traz diversos
questionamentos e faz necessário refletir sobre o entendimento sobre o papel da
gestão escolar na instituição escolar inclusiva no contexto da educação. Neste
sentido, o presente estudo tem como objetivo geral investigar as contribuições da
gestão escolar na garantia dos direitos da aprendizagem na educação inclusiva.
Antes das reflexões realizadas sobre o papel do gestor na Educação Inclusiva
buscamos indagar: como a gestão escolar democrática e participativa pode
contribuir para a garantia dos direitos da aprendizagem na Educação Inclusiva? A
abordagem metodológica deste estudo é qualitativa em educação, que em primeiro
momento configurou-se como sendo exploratória, posteriormente bibliográfica e
documental, assim, utilizamos como referencial teórico: Freire (2000); Garay (2011);
Libâneo (2009); Mantoan (2003); Menegat (2018); Paro (2001); Saviani (2008);
Tezani (2004) e entre outros autores que orienta e conduz o entendimento do
presente estudo. Nos fundamentamos ainda, nos documentos oficiais tais como:
Declaração de Salamanca (1997); Constituição Federal (1988); Lei de Diretrizes
Bases da Educação Brasileira - LDB (Lei nº 9.394/96); Lei Brasileira de Inclusão –
LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/15); Resolução do Conselho
Nacional de Educação (CNE/CBE Nº 7/2010) para promover a discussão legal sobre
a garantia dos direitos na contextura escolar. A educação inclusiva atualmente vem
sendo pautada permanentemente na sociedade. A gestão escolar democrática e
participativa proporcionará uma escola mais ativa, reestruturando seu sistema de
ensino, adotando novos modelos de gestão, refletindo suas práticas advindas pelas
mesmas e buscando a introdução e interação com o meio social e comunidade. A
educação inclusiva tem como características integrar aqueles alunos que têm
necessidades especiais, mas que precisam ser vistos com humanidade. Portanto, as
concepções inclusivas fazem-se necessário para que as escolas se
modifiquem/transformem em ambientes inclusivos, mas de qualidade, que valorizem
as diferenças culturais, sociais, as físicas e sem excluir as emocionais que é
importante, assim atendendo as deficiências de cada alunado.
Descrição:
NEPOMUCENA, Alan da Silva. Contribuições da gestão escolar para a garantia do direito da aprendizagem na educação inclusiva. 2023. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.