Resumo:
O presente estudo tem por objetivo identificar os impactos e reflexos dos desafios e perspectivas enfrentadas em virtude da adesão ao teletrabalho diante e pós o cenário da COVID-19 nos escritórios de contabilidade situado na cidade de Campina Grande-PB, frente a ótica dos proprietários. Propiciando, assim, um panorama efetivo da aplicabilidade do home office no setor contábil. Onde, para obter o objetivo estabelecido foi conduzido uma pesquisa de campo que coletou 34 (trinta e quatro) respostas oriundas dos proprietários, em que foi explanado, através das indagações,
um laço temporal entre março de 2020 a outubro de 2023 para que fosse possível auferir efeito de contraste entre a necessidade imediata e a viabilidade opcional do trabalho remoto. Assim sendo, verificou-se a relação direta da pandemia com o aumento repentino do teletrabalho, pois 94,1% da amostra informou ter iniciado o home office no decorrer do período pandêmico, quer seja sua aplicação de forma parcial, integral ou ambas conciliadas. Outrossim, houve resultado significativo quanto a redução de custos operacionais para 82,4% da amostragem em variáveis percentuais. Atrelado a isto, pós pandemia cerca de 67,6% dos escritórios consultados mantiveram esta forma de trabalho com um ou mais colaboradores, haja vista que, o desemprenho dos colaboradores avaliados entre muito satisfatório, satisfatório e mediante satisfatório apresentou resultado de 11,8%, 58,8% e 23,5%, respectivamente, sobre o total da amostragem. Para mais, 64,7% dos respondentes alegaram que o teletrabalho impactou positivamente.
Descrição:
COSTA, Jéferson da Silva. Desafios e perspectivas em adesão ao regime trabalhista na modalidade teletrabalho em escritórios de contabilidade na cidade de campina grande - PB perante o cenário da pandemia da COVID-19. 2023. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.