Resumo:
O Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde (PET- Saúde), que esteve em
sua 10° edição no período de agosto de 2022 a julho de 2023, abordando os eixos
Gestão e Assistência é de fundamental importância para a formação e atuação do
profissional de saúde, contribuindo para o fortalecimento da articulação entre ensino,
serviço e comunidade. Assim, o presente estudo é parte de um recorte de um dos
projetos que integram o referido programa, que foi submetido ao Ministério da Saúde
e aprovado, sendo este da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB em parceria
com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande – PB. Para tanto, trata-se
de um relato de experiência que está atrelado ao Grupo Tutorial 03, Assistência à
Saúde voltado para Atenção à Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica, realizado
na Unidade Básica de Saúde da Família - Araxá (UBSF-Araxá). As ações que foram
promovidas tiveram um papel fundamental para o foco no cuidado e na promoção da
saúde dos usuários do citado território, trabalhando para contribuir de forma
integrada, abrangente e interprofissional, buscando sempre a educação em saúde,
adesão ao tratamento, o fortalecimento do autocuidado e a motivação para a
manutenção de hábitos saudáveis. A escolha da temática se deu em virtude da
Hipertensão Arterial Sistêmica ser uma doença muito comum que afeta grande parte
da população mundial e a prática regular de exercícios físicos auxilia no controle e
na sua manutenção. Deste modo, o principal objetivo do estudo é relatar um
conjunto de ações desenvolvidas voltadas para trabalho e educação em saúde,
desenvolvido em conjunto com toda equipe de saúde e o Grupo Tutorial 03, para
proporcionar a melhor atenção e promoção da saúde para a população acometida
Hipertensão Arterial Sistêmica da comunidade. O PET-Saúde, busca ampliar o
atendimento em saúde, a partir do mapeamento, visando o fortalecimento da relação
entre o ensino, serviço e comunidade articulando em conjunto com Sistema Único
de Saúde e a Instituição de Ensino Superior. Portanto, observou-se a importância do
alinhamento da teoria à prática, desempenhando um papel importante na formação
profissional dos discentes, bem como a relevância do diagnóstico situacional, da
navegação, das reuniões, das capacitações e da sistematização da prática de
exercícios físicos, com base na realidade e reconhecimento dos problemas sociais,
dos rompimentos de barreiras para o acesso da população aos serviços de saúde,
promoção da saúde e da prática humanizada em saúde. Espera-se que se dê
continuidade à prática corporal aos usuários da UBSF-Araxá. Conclui-se que o
PET-Saúde foi primordial para a formação profissional e colaborou para comunidade
atendida em todos os níveis de Atenção à Saúde.
Descrição:
COSTA, Brenno Cunha Vieira da. Experiência Vivida no Programa PET-Saúde: Gestão e Assistência. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.