Resumo:
O presente trabalho busca discutir sobre a importância de uma abordagem funcionalista no
ensino de gramática, com foco especial no pronome átono “me”, enfatizando a prática de
Análise Linguística. Desse modo, o objetivo geral desse estudo é examinar como dois livros
didáticos de Português do 9° ano do Ensino Fundamental trazem a perspectiva de ensino dos
pronomes oblíquos átonos na relação com o funcionalismo, com as diretrizes dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse
sentido, nossa pesquisa justifica-se pela necessidade de abordar não apenas as teorias que
identificam os desafios presentes no ensino de gramática descontextualizada, mas também
fornecer propostas pedagógicas que promovam uma abordagem crítica e reflexiva no ensino de
Língua Portuguesa. Diante disso, esse estudo é de natureza básica, pois contribui para o
conhecimento científico, haja vista que utilizamos de argumentos e métodos teóricos para
fundamentar a nossa pesquisa. Sob essa ótica, a abordagem desse estudo é de cunho qualitativo,
uma vez que se propõe a analisar o fenômeno do pronome oblíquo átono “me” em dois livros
didáticos do 9° ano do ensino fundamental. Dessa forma, nossas discussões acerca do tema
Análise Linguística encontram embasamento nos pressupostos postulados por Antunes (2003),
Geraldi (2006), Neves (2014), Oliveira (2010) e Travaglia (2009); no tocante aos gêneros
textuais/discursivos, destacamos Marcuschi (2010) e Bezerra (2010); sobre a análise do livro
didático e proposta para um ensino significativo dos pronomes átonos, tomamos por base os
princípios de Pilati (2017) e Santos (2008). Como resultado, afirmamos que uma abordagem
reflexiva, que utilize exemplos reais e questione a norma, pode contribuir para tornar o
aprendizado da gramática e, consequentemente, das colocações pronominais mais interessante
e significativo para os alunos. Assim, essa abordagem também estimula o desenvolvimento da
autonomia e da capacidade de os alunos de analisarem criticamente a língua e aplicarem seus
conhecimentos de forma adequada e eficiente.
Descrição:
SANTOS, Maria José Pontes dos. Análise funcionalista do pronome oblíquo átono "me" em dois livros didáticos do 9° ano do ensino fundamental. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.