Resumo:
Durante a pandemia da COVID-19 os professores vivenciaram um momento que exigiu novas ferramentas de ensino e aprendizagem, quando os estudantes precisaram entender que esse processo iria exigir mais empenho, dedicação e planejamento para aprender com o ensino remoto emergencial. É nesse contexto de mudanças e inovação, que este trabalho tem como objetivo observar como o professor de matemática de uma Escola pública na Paraíba utilizou metodologias ativas para incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa, estando eles no centro do processo de aprendizagem diante da nova realidade das aulas emergenciais. Visando trazer contribuições importantes para a educação, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a pesquisa é exploratória e ajuda a entender detalhes desse determinado tema. Com recursos abordados nesta pesquisa foi possível compreender que o papel do professor com utilização de metodologias ativas no ensino de matemática tem como base favorecer um ambiente colaborativo, seja ele presencial ou virtual, as descobertas e troca de experiências sejam possíveis. Esse compartilhamento de informações permite que os estudantes desenvolvam o sentimento de pertencimento ao grupo.
Descrição:
PERÔNICO, A. H. L. O uso de metodologias ativas na disciplina de matemática no ensino remoto emergencial em escola pública paraibana. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.