UEPB - Repositório Digital

O uso de metodologias ativas na disciplina de matemática no ensino remoto emergencial em escola pública paraibana

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Perônico, Antunes Hecton Lacerda
dc.date.accessioned 2023-12-13T18:25:37Z
dc.date.available 2023-12-13T18:25:37Z
dc.date.issued 2023-06-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30634
dc.description PERÔNICO, A. H. L. O uso de metodologias ativas na disciplina de matemática no ensino remoto emergencial em escola pública paraibana. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Durante a pandemia da COVID-19 os professores vivenciaram um momento que exigiu novas ferramentas de ensino e aprendizagem, quando os estudantes precisaram entender que esse processo iria exigir mais empenho, dedicação e planejamento para aprender com o ensino remoto emergencial. É nesse contexto de mudanças e inovação, que este trabalho tem como objetivo observar como o professor de matemática de uma Escola pública na Paraíba utilizou metodologias ativas para incentivar os alunos a aprender de forma autônoma e participativa, estando eles no centro do processo de aprendizagem diante da nova realidade das aulas emergenciais. Visando trazer contribuições importantes para a educação, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a pesquisa é exploratória e ajuda a entender detalhes desse determinado tema. Com recursos abordados nesta pesquisa foi possível compreender que o papel do professor com utilização de metodologias ativas no ensino de matemática tem como base favorecer um ambiente colaborativo, seja ele presencial ou virtual, as descobertas e troca de experiências sejam possíveis. Esse compartilhamento de informações permite que os estudantes desenvolvam o sentimento de pertencimento ao grupo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title O uso de metodologias ativas na disciplina de matemática no ensino remoto emergencial em escola pública paraibana pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta