Resumo:
O relato aborda o trabalho da psicomotricidade no desenvolvimento psicomotor de crianças diagnosticadas com autismo. O autismo, também nomeado como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta diretamente o desenvolvimento e a forma como o indivíduo interage, se comunica e se entrosa com o mundo ao seu redor. O TEA pode ser caracterizado por uma série de dificuldades e déficits motores e na comunicação social, além de padrões de comportamento restritos ou repetitivos. O registro de todas as experiencias vivenciadas do período de 24 de outubro de 2022 até 15 de setembro de 2023, tem o objetivo de relatar as experiências obtidas com a psicomotricidade para crianças com o Transtorno do Espectro Autista. Conclusivamente, a intervenção motora se mostra como grande aliada na redução dos atrasos ocasionados pelo espectro e por conseguinte, auxilia no desenvolvimento físico e psicológico dos indivíduos, uma vez que por meio dos movimentos corporais há a possibilidade de vivenciar o mundo de diferentes formas, abrindo as portas para que crianças no espectro, que na grande maioria dos casos possuem dificuldades de comunicação, possam encontrar formas de se comunicar sem precisar dizer uma única palavra, fazendo com que seu desenvolvimento seja cada vez mais promissor.
Descrição:
MARQUES, Lucas Vinícius da Silva. Comportamento psicomotor de crianças com transtorno do espectro autista: Um relato de experiência. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.