Resumo:
Este estudo explora os efeitos do programa Residência Pedagógica, conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no desenvolvimento prático de estudantes de licenciatura. Em 2019, a iniciativa teve início no 4º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, estendendo-se até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Barbosa de Paula Rêgo, em Queimadas, onde foram concluídas as atividades planejadas. O principal objetivo é analisar os impactos e desafios da iniciação à docência, uma questão constante na formação de professores, sob a perspectiva dos residentes. A participação na Residência Pedagógica na UEPB desempenha um papel fundamental na formação de futuros professores, proporcionando uma experiência profissional inicial com um suporte organizado, composto por fases de preparação, observação e regência em sala de aula. É crucial que os temas abordados na universidade estejam em sintonia com as necessidades e realidades dos professores, e que haja um acompanhamento efetivo após a conclusão dos cursos, visando alcançar mudanças sociais significativas por meio da educação.
Descrição:
PONTES, Raquel de Assis. A formação docente em biologia contemplada pelo programa residência pedagógica: um relato de experiência. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.