Resumo:
O presente trabalho descreve uma experiência no projeto escolar/social “Bom de bola, Bom na escola”, com foco na melhoria escolar e social das crianças e adolescentes da escola municipal Mandú Farias localizada na cidade de Taperoá – PB criado e admnistrado pelo professor de educação física, Jean Trajano. O principal objetivo foi demonstrar a relevância e impacto positivo de projetos sociais nas escolas, enfatizando como essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento acadêmico, comportamental e social dos alunos. A metodologia adotada envolveu um programa de treinamentos que ocorrem duas vezes por semana, com sessões de aproximadamente 1 hora. As atividades incluem treinamentos de futebol society, focando em técnicas e táticas, além de exercícios para melhoria da exigência física. Jogos amistosos são realizados regularmente para estimular o espírito de equipe e a competição saudável. Além disso, mensalmente é realizado a doação de alimentos pelos próprios estudantes para que possamos formar cestas básicas e doar nas comunidades carentes. Ao conectar a prática esportiva com o desempenho escolar, o projeto visa motivar os alunos a desenvolver habilidades físicas, mentais e sociais, embora importantes para o bem-estar de suas próprias comunidades. Este relato de experiência reforça a importância do esporte, em especial o futebol, como uma importante atividade extracurricular para cultivar valores e responsabilidade social e trabalho em equipe. Os resultados são extremamente satisfatórios, uma vez que, cerca de 80% dos participantes melhoraram seus resultados na escola, seja em, frequência, comportamento e também nas notas.
Descrição:
MACIEL, Anry. Integrando futebol e educação: uma análise da experiência no projeto escolar/social “Bom de bola, bom na escola”. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023