Resumo:
Este estudo teve como objetivo geral, identificar o perfil dos professores de Educação Física da rede pública municipal de ensino da cidade de Esperança-PB e como objetivo específico apresentar e discutir as práticas pedagógicas desses professores. Empregando uma abordagem quali-quantitativa, o estudo envolveu a participação de 10 professores que atuavam a mais de um ano no município. Os procedimentos metodológicos compreenderam uma revisão bibliográfica, a elaboração de um roteiro para entrevista semiestruturada, o recrutamento dos participantes junto à Secretaria de Educação e a condução de entrevistas individuais. Para a análise dos dados foi construído tabelas e gráficos, proporcionando uma compreensão mais detalhada e visual dos perfis identificados. Os resultados revelaram aspectos significativos, tais como a predominância do gênero masculino entre os professores, a diversidade nas formações acadêmicas, as influências histórico-culturais na escolha da carreira, a relevância da formação continuada, a necessidade de uma formação mais integrada a realidade dos estágios supervisionados, a autonomia pedagógica de alguns professores que foi evidenciada pela adaptação e ampliação dos conteúdos e a diversidade de instrumentos e critérios de avaliação que demonstraram flexibilidade na prática pedagógica. Em síntese, este estudo apresentou uma visão abrangente do perfil dos professores de Educação Física da rede pública municipal de Esperança-PB, destacando influências históricas, desafios enfrentados e o comprometimento com a formação profissional continuada.
Descrição:
SANTOS, Felipe Emmanuel Alves dos. Perfil profissional e práticas pedagógicas de professores de Educação Física do município de Esperança-PB. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.