UEPB - Repositório Digital

A inclusão de uma aluna surda nas aulas de língua espanhola: (re)configurações do agir na perspectiva da educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Karla Fernanda Ferreira da
dc.date.accessioned 2023-12-15T20:48:18Z
dc.date.available 2023-12-15T20:48:18Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30721
dc.description SILVA, Karla Fernanda Ferreira da. A inclusão de uma aluna surda nas aulas de língua espanhola: (re)configurações do agir na perspectiva da educação inclusiva. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação inclusiva possibilitou que os alunos com deficiência pudessem ter acesso a uma educação de qualidade. Nesse sentido, os desafios encontrados em sala de aula pelos docentes para incluir a pessoa com deficiência (doravante, PCD) são diversos. No trabalho aqui em questão, vamos tomar como referência uma aluna com deficiência auditiva, no ensino da língua espanhola. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as (re)configurações do agir de uma professora de língua espanhola do ensino fundamental ao se deparar com uma aluna surda em sala de aula. Tendo como objetivos específicos 1) identificar quais estratégias de ensino a professora se apropriou para incluir uma aluna surda na sala de aula, 2) identificar nos diários reflexivos a representação sobre o que incluir nas aulas de língua espanhola e 3) destacar a importância do diário reflexivo como ferramenta de análise do agir pedagógico. O trabalho é de cunho qualitativo-interpretativista, realizado através de uma entrevista feita com a mãe da aluna surda, e por meio de análises dos diários reflexivos nos quais constatamos que foi um instrumento de extrema importância para o decorrer da pesquisa. O referencial teórico que nos baseamos na área da formação inicial autores como Aragón (2020), Moita Lopes (1994) e Medrado e Dantas (2019), na área da educação inclusiva autores como Mantoan (2015) e Skliar (1992) e sobre o diário reflexivo Zabalza, (2004). Ao finalizar o nosso trabalho, podemos constatar que os diários reflexivos mediaram a reflexão sobre o agir docente e, consequentemente, tornou possível a (re)configuração do agir em prol da inclusão da aluna nas aulas de língua espanhola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Náthaly Guisel Bejarano Aragón pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diário reflexivo pt_BR
dc.subject Educação dos surdos pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title A inclusão de uma aluna surda nas aulas de língua espanhola: (re)configurações do agir na perspectiva da educação inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta