Resumo:
A educação inclusiva possibilitou que os alunos com deficiência pudessem ter acesso a uma
educação de qualidade. Nesse sentido, os desafios encontrados em sala de aula pelos docentes
para incluir a pessoa com deficiência (doravante, PCD) são diversos. No trabalho aqui em
questão, vamos tomar como referência uma aluna com deficiência auditiva, no ensino da língua
espanhola. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as (re)configurações do agir
de uma professora de língua espanhola do ensino fundamental ao se deparar com uma aluna
surda em sala de aula. Tendo como objetivos específicos 1) identificar quais estratégias de
ensino a professora se apropriou para incluir uma aluna surda na sala de aula, 2) identificar nos
diários reflexivos a representação sobre o que incluir nas aulas de língua espanhola e 3) destacar
a importância do diário reflexivo como ferramenta de análise do agir pedagógico. O trabalho é
de cunho qualitativo-interpretativista, realizado através de uma entrevista feita com a mãe da
aluna surda, e por meio de análises dos diários reflexivos nos quais constatamos que foi um
instrumento de extrema importância para o decorrer da pesquisa. O referencial teórico que nos
baseamos na área da formação inicial autores como Aragón (2020), Moita Lopes (1994) e
Medrado e Dantas (2019), na área da educação inclusiva autores como Mantoan (2015) e Skliar
(1992) e sobre o diário reflexivo Zabalza, (2004). Ao finalizar o nosso trabalho, podemos
constatar que os diários reflexivos mediaram a reflexão sobre o agir docente e,
consequentemente, tornou possível a (re)configuração do agir em prol da inclusão da aluna nas
aulas de língua espanhola.
Descrição:
SILVA, Karla Fernanda Ferreira da. A inclusão de uma aluna surda nas aulas de língua
espanhola: (re)configurações do agir na perspectiva da educação inclusiva. 2022. 44f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba,
Monteiro, 2022.