UEPB - Repositório Digital

A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Izabela Ingryd Dantas da
dc.date.accessioned 2023-12-18T12:01:52Z
dc.date.available 2023-12-18T12:01:52Z
dc.date.issued 2023-11-24
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725
dc.description SILVA, Izabela Ingryd Dantas da. A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional ofertada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada e, devido a carga horária de trabalho e o cansaço do dia-a-dia os estudantes podem vir a ter dificuldades de aprendizagem, com isso os docentes devem buscar novas abordagens de ensino para proporcionar experiências de aprendizagem que atendam as demandas desta modalidade de ensino. Nesse sentido, a abordagem de questão sociocientífica (QSC), reconhece as relações éticas, sociais e morais relacionadas a drogas, integrando dimensões científicas e sociais, envolvendo debates éticos sobre legalização, políticas de prevenção e tratamento, e os impactos ocasionados pelo seu uso, proporcionando aos estudantes o fortalecimento da capacidade crítica e reflexiva, além de contribuir para a participação ativa dos estudantes. A presente pesquisa apresenta a contextualização do estudo de funções orgânicas através da temática drogas, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da aprendizagem acerca do conteúdo, analisar a eficácia da sequência didática, investigar o desenvolvimento de análises críticas e conscientizar sobre o abuso de drogas e os problemas causados no Sistema nervoso central (SNC). Realizou-se, então, um estudo de campo com 10 estudantes da EJA da escola ECI Graciliano Fontini Lordão, no município de Pedra Lavrada, realizando análise qualitativa a partir da coleta de dados e vivência. Os resultados obtidos após análise dos questionários de pré-teste, pós teste e de avaliação da proposta didática, apontam a eficácia da proposta e a importância da abordagem de QSC no ensino de química, auxiliando os estudantes na construção de argumentos e decisões frente aos desafios e escolhas de seu cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Slva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Funções orgânicas pt_BR
dc.subject Drogas pt_BR
dc.title A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta