Resumo:
O presente trabalho trata-se de um relato das experiências vividas durante a participação no programa de extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer (LP-SEL) que aconteceu no Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O programa oferece diversas modalidades, e tem como objetivo oferecer o acesso à atividade física para a comunidade circunvizinha do campus, que por sua vez, a maioria dessas pessoas, não têm condições sociais e/ou financeira de ter acesso, e também crianças que vivem em vulnerabilidade social e econômica que estão integradas no SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Esse estudo tem como objetivo geral relatar a experiência adquirida no trabalho desenvolvido com dança para mulheres (adultas/idosas) e crianças dentro do programa. A experiência no programa LP-SEL, foi de extrema importância para a minha vida profissional e pessoal. Aprendi a ser mais humanista, a ver o aluno além de um objeto de trabalho, a ter responsabilidades, a conversar e entender o lado do outro e também a trabalhar em equipe. Para as alunas, de acordo com relatos, as aulas de dança foram essenciais para a prevenção e tratamento de doenças crônicas e também para ansiedade e depressão, segundo elas, também era o momento de descontração, de diversão e o lugar onde elas poderiam esquecer os problemas. O programa me proporcionou participar de congressos, publicação de artigos, me preparou para o mercado de trabalho e a preparar aulas. Por fim pode concluir-se que, o trabalho realizado na modalidade de dança transforma a vida dos professores e dos praticantes, seja de qualquer faixa etária, e é essencial para o desenvolvimento do programa.
Descrição:
SILVA, Laís Cirino da. Explorando a dança para promover autocuidado, autoestima e interação social: Um relato de experiência. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.