Resumo:
O presente trabalho de pesquisa investigou a perspectiva dos professores em relação a alunos da educação especial, principalmente autistas na educação básica. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, primeiramente elaboramos um questionário para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Sendo eles oito professores de Escolas de Campina Grande. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Estão os professores de Matemática cientes sobre a questão do autismo? Se sim, como a entendem e como trabalham com seus alunos autistas? Se não, como demonstram interesse na educação especial, inclusive sobre os alunos autistas? A partir dos resultados do questionário aplicado aos professores participantes podemos afirmar que o autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, mas pouco divulgado aos professores. Os professores participantes buscam estratégias para os alunos autistas, mas ainda com dificuldade. Algumas Escolas dos professores participantes têm espaço adequado para os alunos autistas, como Sala de Acompanhamento, AEE, outras não apresentam tais espaços. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado nos professores participantes interesse pelo tema, e que o mesmo seja expandido e muitas pesquisas sejam realizadas. Assim, alunos autistas terão a oportunidade de um diagnóstico prévio e acompanhamento adequado na aprendizagem matemática.
Descrição:
VIANA, Soraya Negreiros. A visão de professores de matemática com relação ao autismo no ensino fundamental II e médio. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.