dc.description.abstract |
A coordenação motora é a capacidade de coordenar os movimentos integrantes dependendo dos órgãos proprioceptivos. Tendo como esses princípios, a coordenação motora na infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento global das crianças. A influência e incentivo para a prática das habilidades motoras contribuem para o desenvolvimento psicológico/motor, assim como o comportamento e a relação social de comunicação básica, como por exemplo: falar, andar, equilibrar-se e escrever, tenha êxito a curto, médio e longo prazos. É muito importante que as crianças desde cedo desenvolvam essas habilidades para não interferir no seu comportamento social e de comunicação futuros. Além das intervenções precoces, as atividades em sala de aula podem ajudar a trabalhar a coordenação motora dessas crianças. O objetivo desse trabalho foi relatar nossas experiências como estagiária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Maciel, localizada no bairro do Ligeiro, na cidade de Queimadas-PB, tendo como público alvo crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade do Pré 1 e 2 conforme a subdivisão da escola, do Ensino Infantil. Com o objetivo de trabalhar a coordenação motora dentro da psicomotricidade através de atividades lúdicas que envolvam a utilização de movimentos. Os encontros ocorreriam toda sexta feira de 07:30 às 11:00h, onde foram realizadas as aulas práticas. Além do desafio de trabalhar com crianças, laços foram criados a cada encontro, portanto, ao atuar na área precisamos constantemente nos manter capacitados, pois a coordenação motora na infância é um fator determinante para o crescimento saudável e o desenvolvimento global das crianças, afetando não apenas suas habilidades físicas, mas também seu bem-estar emocional e social. |
pt_BR |