UEPB - Repositório Digital

Contribuições da Educação Física Infantil na Coordenação Motora: Relato de Experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Giselle Maria Andrade da
dc.date.accessioned 2023-12-19T14:07:12Z
dc.date.available 2023-12-19T14:07:12Z
dc.date.issued 2023-11-16
dc.identifier.other CDD 613.704 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30755
dc.description SILVA, Giselle Maria Andrade da. Contribuições da Educação Física Infantil na Coordenação Motora: Relato de Experiência. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A coordenação motora é a capacidade de coordenar os movimentos integrantes dependendo dos órgãos proprioceptivos. Tendo como esses princípios, a coordenação motora na infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento global das crianças. A influência e incentivo para a prática das habilidades motoras contribuem para o desenvolvimento psicológico/motor, assim como o comportamento e a relação social de comunicação básica, como por exemplo: falar, andar, equilibrar-se e escrever, tenha êxito a curto, médio e longo prazos. É muito importante que as crianças desde cedo desenvolvam essas habilidades para não interferir no seu comportamento social e de comunicação futuros. Além das intervenções precoces, as atividades em sala de aula podem ajudar a trabalhar a coordenação motora dessas crianças. O objetivo desse trabalho foi relatar nossas experiências como estagiária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Maciel, localizada no bairro do Ligeiro, na cidade de Queimadas-PB, tendo como público alvo crianças da faixa etária de 4 a 6 anos de idade do Pré 1 e 2 conforme a subdivisão da escola, do Ensino Infantil. Com o objetivo de trabalhar a coordenação motora dentro da psicomotricidade através de atividades lúdicas que envolvam a utilização de movimentos. Os encontros ocorreriam toda sexta feira de 07:30 às 11:00h, onde foram realizadas as aulas práticas. Além do desafio de trabalhar com crianças, laços foram criados a cada encontro, portanto, ao atuar na área precisamos constantemente nos manter capacitados, pois a coordenação motora na infância é um fator determinante para o crescimento saudável e o desenvolvimento global das crianças, afetando não apenas suas habilidades físicas, mas também seu bem-estar emocional e social. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dr.ª Regimênia Maria Braga de Carvalho. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Coordenação motora pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Educação Física - Crianças pt_BR
dc.title Contribuições da Educação Física Infantil na Coordenação Motora: Relato de Experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta