Resumo:
Este artigo é resultado da pesquisa realizada em 2006, pelo Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC/CNPq/UEPB, orientado pelo Prof. Dr.
Antonio de Pádua Dias da Silva, intitulado “Representação Do Masculino No
Imaginário Do Gênero Musical Forró”, Na Área/Sub-área “LINGUISTICA, LETRAS E
ARTES (LLA), 8.02.07.00-6- Outras Literaturas Vernáculas”. Teve como objetivo
responder algumas inquietações que surgem no âmbito das ciências humanas, na
questão de gênero: saber se há uma crise do masculino na região Nordeste, sendo
representadas nas canções de forró. Tal questionamento torna-se necessário tendo
em vista que os estudos levantados acerca das relações de gênero apontam para
uma possível crise do masculino na contemporaneidade, Nolasco (1995). Na
contextualização de Le Rider (1992), uma certa idéia de desconstrução do
masculino aparece estreitamente ligada à transição para a modernidade. Desse
modo a crise estaria ligada a uma grande fissura ocorrida na relação homem/mulher,
a ponto de alterar alguns valores e comportamentos. O presente Artigo tem como
fundamento relatar a pesquisa realizada para constatar se há ou não nas estruturas
de gênero uma crise. A nossa costura na pesquisa teve como pano de fundo a
cultura nordestina, pois em face dos vários discursos culturais que sustentam uma
possível crise do sujeito homem - o nordestino, constata-se que ainda se mantém
numa base sólida da cultura falocêntrica e patriarcal. O objetivo maior da pesquisa
foi tão somente investigar se o que a corrente crítica do “masculinismo” aponta como
uma verdade inquestionável – a crise do homem contemporâneo – corresponde
diretamente à representação deste mesmo homem contemporâneo nas letras de
musicas de forró. Discutir conceitos e a historicidade do gênero musical aqui citado,
não caberia na proposta da pesquisa realizada, bem como discutir fundamentos da
crítica do gênero extrapolaria os limites teóricos-críticos da pesquisa. Contudo tão
somente que quando aparecer, o gênero musical forró, diz respeito as relações de
poder instauradas entre a base falocêntrica e outras bases.
Descrição:
Sousa, P. A. da S. Representação do masculino no imaginário do gênero
musical forró. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.