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Representação do masculino no imaginário do gênero musical forró

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dc.contributor.author Sousa, Patrick Anderson da Silva
dc.date.accessioned 2014-03-14T16:58:06Z
dc.date.available 2014-03-14T16:58:06Z
dc.date.issued 2014-03-14
dc.identifier.other CDD 306
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3076
dc.description Sousa, P. A. da S. Representação do masculino no imaginário do gênero musical forró. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é resultado da pesquisa realizada em 2006, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC/CNPq/UEPB, orientado pelo Prof. Dr. Antonio de Pádua Dias da Silva, intitulado “Representação Do Masculino No Imaginário Do Gênero Musical Forró”, Na Área/Sub-área “LINGUISTICA, LETRAS E ARTES (LLA), 8.02.07.00-6- Outras Literaturas Vernáculas”. Teve como objetivo responder algumas inquietações que surgem no âmbito das ciências humanas, na questão de gênero: saber se há uma crise do masculino na região Nordeste, sendo representadas nas canções de forró. Tal questionamento torna-se necessário tendo em vista que os estudos levantados acerca das relações de gênero apontam para uma possível crise do masculino na contemporaneidade, Nolasco (1995). Na contextualização de Le Rider (1992), uma certa idéia de desconstrução do masculino aparece estreitamente ligada à transição para a modernidade. Desse modo a crise estaria ligada a uma grande fissura ocorrida na relação homem/mulher, a ponto de alterar alguns valores e comportamentos. O presente Artigo tem como fundamento relatar a pesquisa realizada para constatar se há ou não nas estruturas de gênero uma crise. A nossa costura na pesquisa teve como pano de fundo a cultura nordestina, pois em face dos vários discursos culturais que sustentam uma possível crise do sujeito homem - o nordestino, constata-se que ainda se mantém numa base sólida da cultura falocêntrica e patriarcal. O objetivo maior da pesquisa foi tão somente investigar se o que a corrente crítica do “masculinismo” aponta como uma verdade inquestionável – a crise do homem contemporâneo – corresponde diretamente à representação deste mesmo homem contemporâneo nas letras de musicas de forró. Discutir conceitos e a historicidade do gênero musical aqui citado, não caberia na proposta da pesquisa realizada, bem como discutir fundamentos da crítica do gênero extrapolaria os limites teóricos-críticos da pesquisa. Contudo tão somente que quando aparecer, o gênero musical forró, diz respeito as relações de poder instauradas entre a base falocêntrica e outras bases. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura Popular pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Forró pt_BR
dc.title Representação do masculino no imaginário do gênero musical forró pt_BR
dc.type Other pt_BR


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