dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo geral compreender e discutir a prática pedagógica do professor de Educação Física no controle da síndrome metabólica; como objetivo específico buscou-se analisar os efeitos da hidroginástica na síndrome metabólica em adultos e idosos; e ainda, entender como a prática pedagógica do professor de Educação Física auxilia no controle dessa síndrome. O estudo foi realizado considerando um caso de uma idosa que frequenta as aulas de hidroginástica do Projeto de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e com abordagem relato de experiência. De caráter descritivo, pois tem como principal objetivo descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecer relação entre variáveis, apresentando em detalhes o que está ocorrendo. Foi observado nesse estudo que a atividade física e a hidroginástica é importante para os idosos, independente a sua finalidade, seja ela saúde ou interação social, fazendo com que diminua diversos problemas. Sendo assim, podemos detectar que a atuação do professor de educação física é necessária, pois ele poderá mostrar caminhos para que as doenças presentes na síndrome metabólica não se desenvolvam. Diante do exposto, o presente estudo evidenciou a importância da atividade física e da prática pedagógica do professor de Educação Física para o controle da síndrome metabólica, e no ato de cuidar e falar sobre a saúde o professor de Educação Física tem um papel fundamental, ainda se faz importante enfatizar que esta experiência foi importante para todos, pois pode ressignificar o papel do professor de sala de aula, mostrando que o professor de Educação Física vai além de uma bola, sendo assim, importante para o crescimento e valorização do professor. |
pt_BR |