UEPB - Repositório Digital

Discutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Amorim, Isaias Victor Melo
dc.date.accessioned 2023-12-19T14:48:37Z
dc.date.available 2023-12-19T14:48:37Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30765
dc.description AMORIM, Isaias Victor Melo. Discutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiência. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo geral compreender e discutir a prática pedagógica do professor de Educação Física no controle da síndrome metabólica; como objetivo específico buscou-se analisar os efeitos da hidroginástica na síndrome metabólica em adultos e idosos; e ainda, entender como a prática pedagógica do professor de Educação Física auxilia no controle dessa síndrome. O estudo foi realizado considerando um caso de uma idosa que frequenta as aulas de hidroginástica do Projeto de Extensão Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e com abordagem relato de experiência. De caráter descritivo, pois tem como principal objetivo descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecer relação entre variáveis, apresentando em detalhes o que está ocorrendo. Foi observado nesse estudo que a atividade física e a hidroginástica é importante para os idosos, independente a sua finalidade, seja ela saúde ou interação social, fazendo com que diminua diversos problemas. Sendo assim, podemos detectar que a atuação do professor de educação física é necessária, pois ele poderá mostrar caminhos para que as doenças presentes na síndrome metabólica não se desenvolvam. Diante do exposto, o presente estudo evidenciou a importância da atividade física e da prática pedagógica do professor de Educação Física para o controle da síndrome metabólica, e no ato de cuidar e falar sobre a saúde o professor de Educação Física tem um papel fundamental, ainda se faz importante enfatizar que esta experiência foi importante para todos, pois pode ressignificar o papel do professor de sala de aula, mostrando que o professor de Educação Física vai além de uma bola, sendo assim, importante para o crescimento e valorização do professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Maria Goretti da Cunha Lisboa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Síndrome metabólica pt_BR
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title Discutindo a hidroginástica na qualidade de vida: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta