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Este estudo se caracteriza como um relato de experiência que foi desenvolvido a partir das vivências no Estágio Supervisionado em Educação Física IV, do Curso de Bacharelado em Educação Física. Assim, objetivo desse estudo foi descrever as vivências do estágio supervisionado em Educação Física IV através das atividades desenvolvidas no Programa Universidade Aberta no Tempo Livre (UATL), considerando a relação entre envelhecimento, qualidade de vida e exercício físico. O Estágio em tela, foi desenvolvido no Projeto de extensão Viva a Velhice com Plenitude. O projeto Viva a Velhice com Plenitude oferece
atividades de ginástica geral e musculação, o mesmo é cadastrado no Programa UATL. O projeto oferece atividades para adultos e idosos; para este relato a população foi constituída por idosos de ambos os gêneros, com idades variando de 60-80 anos, porém iremos focar apenas na população que fez partes das aulas de musculação que totalizavam 20 idosos. A metodologia das aulas desenvolvidas no referido Estágio foi composta por atividades físicas que envolveram a prática de alongamento, musculação e atividades aeróbicas. Antes da prescrição do programa de atividades físicas, foi aplicado o protocolo de bateria de testes de Rikli e Jones no intuito de avaliar as capacidades físicas e funcionais dos idosos, e também uma anamnese junto a uma avaliação física realizada pelos bolsistas e voluntários do projeto de extensão, tendo a intenção de tomar todas medidas cabíveis para a melhor prescrição do treinamento de cada idoso respeitando suas individualidades, acrescentando para os participantes das aulas de musculação foi realizado o teste de 1 contração máxima adaptado (1CM) utilizando os exercícios supino reto máquina para avaliação de força de membros superiores e cadeira extensora para avaliação de força de membros inferiores. O treinamento foi prescrito de forma que respeitasse a individualidade de cada idoso que por consequência do decorrer suas vidas possuíam diversos padrões diferentes de experiência com treinamento
e também doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). A partir da vivência com este grupo, pode ser observada uma possível melhoria no bem-estar dos indivíduos participantes, uma vez que, o ambiente onde foi realizado o projeto foi propício para a sociabilização entre os participantes e os colaboradores através dos depoimentos dos idosos e da observação nas aulas. Espera-se que este relatório de estágio sirva de fundamentação teórica para futuros estudos voltados para o envelhecimento humano e a prática de atividade física. Por fim, o estágio Supervisionado IV é uma forma de complementar a graduação, pois proporciona a integração das práticas pedagógicas dos discentes, futuros profissionais. |
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