Resumo:
Este trabalho constitui-se de uma análise das principais Metodologias Ativas (MAs) que foram utilizadas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, que ocorreu no período de pandemia do COVID-19. As Metodologias Ativas (MAs) são formas diversas de envolver o aluno em todo o processo educativo. Objetivou-se a promoção de habilidades relacionadas ao letramento científico dos alunos e facilitação da aprendizagem, evidenciando, dessa maneira, a importância do PIBID na construção dos saberes necessários à formação docente durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados foi elaborado um questionário durante o segundo semestre de 2021 que posteriormente foi analisado à luz da análise de conteúdo (AC). Os resultados apontam para um grande esforço realizado pelos pibidianos, para garantir que a aprendizagem fosse efetivada mesmo frente aos desafios da educação remota, vivenciada pelos participantes no período de coleta dos dados, sendo a principal MA usada pelos participantes da pesquisa a gamificação. A utilização de jogos no ensino remoto tornou-se comum, por se tratar de algo que faz parte do dia a dia do estudante, tornando-o mais participativo durante as aulas, facilitando seu manuseio e interesse. Além disso, foi possível observar que existe a necessidade do uso de MAs já consagradas no campo educacional que foram citadas apenas uma vez pelos pibidianos, evidenciando seu pouco uso nas intervenções, como a sala de aula invertida e o ensino por meio da problematização.
Descrição:
SILVA, Milena Gomes da. Aplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBID. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.