dc.contributor.author |
Silva, Milena Gomes da |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-19T19:12:31Z |
|
dc.date.available |
2023-12-19T19:12:31Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-23 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30794 |
|
dc.description |
SILVA, Milena Gomes da. Aplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBID. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho constitui-se de uma análise das principais Metodologias Ativas (MAs) que foram utilizadas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I, que ocorreu no período de pandemia do COVID-19. As Metodologias Ativas (MAs) são formas diversas de envolver o aluno em todo o processo educativo. Objetivou-se a promoção de habilidades relacionadas ao letramento científico dos alunos e facilitação da aprendizagem, evidenciando, dessa maneira, a importância do PIBID na construção dos saberes necessários à formação docente durante a graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para coleta de dados foi elaborado um questionário durante o segundo semestre de 2021 que posteriormente foi analisado à luz da análise de conteúdo (AC). Os resultados apontam para um grande esforço realizado pelos pibidianos, para garantir que a aprendizagem fosse efetivada mesmo frente aos desafios da educação remota, vivenciada pelos participantes no período de coleta dos dados, sendo a principal MA usada pelos participantes da pesquisa a gamificação. A utilização de jogos no ensino remoto tornou-se comum, por se tratar de algo que faz parte do dia a dia do estudante, tornando-o mais participativo durante as aulas, facilitando seu manuseio e interesse. Além disso, foi possível observar que existe a necessidade do uso de MAs já consagradas no campo educacional que foram citadas apenas uma vez pelos pibidianos, evidenciando seu pouco uso nas intervenções, como a sala de aula invertida e o ensino por meio da problematização. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Karla Patrícia de Oliveira Luna |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação de metodologias ativas para o ensino de Ciências/Biologia no âmbito do PIBID |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |