UEPB - Repositório Digital

Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a educação física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França, Ísis Loany Beserra
dc.date.accessioned 2023-12-19T19:50:11Z
dc.date.available 2023-12-19T19:50:11Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 796.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30806
dc.description FRANÇA, Ísis Loany Beserra. Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a Educação Física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O ser humano é um ser sociocultural, portanto, produz cultura em diferentes tempos e espaços, atribuindo diferentes sentidos e significados as suas práticas corporais. Um destes conhecimentos que integra, constitui a identidade do sujeito e de um povo, que traz sentidos e significados é a dança. Essa prática corporal é para a Educação Física um objeto de conhecimento que deve ser abordado na escola, em todo o ensino fundamental, conforme a BNCC. Considerando que cada dança, traz, revela elementos simbólicos, expressivos de culturas, logo afirma-se que há uma diversidade cultural que pode ser demostrada pelas danças e vice-versa. Nesse contexto, o estudo apresenta como problemática central: Quais interfaces da dança se revelam na produção científica sobre esta prática corporal, no campo sociocultural, potenciais para dialogar com a Educação Física escolar? A pesquisa teve como objetivo central, identificar possíveis interfaces na compreensão sobre a dança na dimensão sociocultural, bem como, apontar aspectos sobre a dança na escola e na Educação Física e apresentar fundamentos centrais sobre o currículo cultural da Educação Física na escola. O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como uma das relevâncias apresentar apontamentos teóricos sobre a dança no campo das linguagens e suas tecnologias, onde a Educação Física integra, numa articulação com a dimensão sociocultural. Os argumentos apresentados na revisão de literatura poderão embasar o fazer pedagógico do professor de Educação Física na escola, considerando os vieses entre corpo, dança e cultura. O estudo destaca: a recorrência do corpo na compreensão da dança no campo sociocultural; a dança na escola, nas aulas de Educação Física, deve ser compreendida, abordada e vivenciada a partir dos eixos: corpo, cultura, sociedade e linguagens; a recorrência de estudos de Marcos Garcia Neira sobre currículo cultural da Educação Física como objeto de estudo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Dimensão sociocultural da dança pt_BR
dc.title Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a educação física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta