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O ser humano é um ser sociocultural, portanto, produz cultura em diferentes tempos e espaços, atribuindo diferentes sentidos e significados as suas práticas corporais. Um destes conhecimentos que integra, constitui a identidade do sujeito e de um povo, que traz sentidos e significados é a dança. Essa prática corporal é para a Educação Física um objeto de conhecimento que deve ser abordado na escola, em todo o ensino fundamental, conforme a BNCC. Considerando que cada dança, traz, revela elementos simbólicos, expressivos de culturas, logo afirma-se que há uma diversidade cultural que pode ser demostrada pelas danças e vice-versa. Nesse contexto, o estudo apresenta como problemática central: Quais interfaces da dança se revelam na produção científica sobre esta prática corporal, no campo sociocultural, potenciais para dialogar com a Educação Física escolar? A pesquisa teve como objetivo central, identificar possíveis interfaces na compreensão sobre a dança na dimensão sociocultural, bem como, apontar aspectos sobre a dança na escola e na Educação Física e apresentar fundamentos centrais sobre o currículo cultural da Educação Física na escola. O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como uma das relevâncias apresentar apontamentos teóricos sobre a dança no campo das linguagens e suas tecnologias, onde a Educação Física integra, numa articulação com a dimensão sociocultural. Os argumentos apresentados na revisão de literatura poderão embasar o fazer pedagógico do professor de Educação Física na escola, considerando os vieses entre corpo, dança e cultura. O estudo destaca: a recorrência do corpo na compreensão da dança no campo sociocultural; a dança na escola, nas aulas de Educação Física, deve ser compreendida, abordada e vivenciada a partir dos eixos: corpo, cultura, sociedade e linguagens; a recorrência de estudos de Marcos Garcia Neira sobre currículo cultural da Educação Física como objeto de estudo. |
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