dc.contributor.author |
Martins, Ian Maciel |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-20T11:10:52Z |
|
dc.date.available |
2023-12-20T11:10:52Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 613.704 2 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30819 |
|
dc.description |
MARTINS, Ian Maciel. Treinamento funcional como método para preparação física de equipe de futsal escolar: um relato de experiência. 2023. 16 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é fruto de experiências adquiridas como treinador principal de uma equipe de Futsal Escolar, preparando-a para a disputa dos Jogos Escolares da Paraíba de 2023. Este trabalho foi elaborado por meio de pesquisas bibliográficas sobre o Treinamento Funcional e a Preparação Física no Futsal e das vivências adquiridas no dia a dia junto à equipe de Futsal da escola ECI Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz. O objetivo do estudo é de apresentar o treinamento funcional como método de treinamento para a preparação física de uma equipe de Futsal. Como recursos, foram empregados: treinos utilizando o próprio peso corporal, exercícios em circuitos com escada de agilidade e cones, além do treinamento com bola. Os treinos eram realizados duas vezes por semana, por um período de dois meses. Foi possível perceber, ao final desse processo, que o Treinamento Funcional é uma ferramenta eficaz, na preparação física de equipes de futsal escolar, dada sua versatilidade, como também a aplicação mesmo com poucos materiais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Washington Almeida Reis |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Futsal |
pt_BR |
dc.subject |
Preparação física |
pt_BR |
dc.title |
Treinamento funcional como método para preparação física de equipe de futsal escolar: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |