UEPB - Repositório Digital

Características psicológicas relacionadas a participação dos alunos na educação física escolar: Uma revisão narrativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Melissa Gomes da
dc.date.accessioned 2023-12-20T13:54:17Z
dc.date.available 2023-12-20T13:54:17Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30830
dc.description SILVA, Melissa Gomes da. Características psicológicas relacionadas a participação dos alunos na Educação Física escolar: uma revisão narrativa. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba , Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de revisão narrativa tem como objetivo investigar as principais características psicológicas que influenciam na participação dos alunos na disciplina de Educação Física escolar. Para isso foram explorados os principais conceitos e teorias psicológicas aplicados à prática da Educação Física, analisando fatores como motivação e sua relação com os PCNs, autoestima, autoconfiança, ansiedade, estresse, habilidades sociais, auto eficácia e participação podem influenciar o engajamento dos alunos nessa disciplina. Além disso, são discutidas estratégias e intervenções pedagógicas que podem ser aplicadas pelos professores de Educação Física para promover um ambiente favorável ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes. Portanto, nos resultados foram abordadas as características positivas (motivação, confiança, etc) e negativas (incerteza, vergonha, etc), a partir dos estudos catalogados e a maneira que os autores tratam esses assuntos, como também trazem estratégias para sanar as dificuldades existentes na realidade das aulas de educação física. Por fim, foi possível analisar e compreender a relevância das dimensões psicológicas no contexto da Educação Física escolar. Os desafios são evidentes, pois os alunos com características psicológicas negativas podem enfrentar barreiras significativas para a participação ativa nas aulas de Educação Física. Portanto, é fundamental que os professores estejam cientes dessas questões e adotem estratégias pedagógicas que levem em consideração as necessidades e as diferenças individuais dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Damião Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Psicossocial pt_BR
dc.title Características psicológicas relacionadas a participação dos alunos na educação física escolar: Uma revisão narrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta