dc.description.abstract |
Este trabalho de revisão narrativa tem como objetivo investigar as principais características psicológicas que influenciam na participação dos alunos na disciplina de Educação Física escolar. Para isso foram explorados os principais conceitos e teorias psicológicas aplicados à prática da Educação Física, analisando fatores como motivação e sua relação com os PCNs, autoestima, autoconfiança, ansiedade, estresse, habilidades sociais, auto eficácia e participação podem influenciar o engajamento dos alunos nessa disciplina. Além disso, são discutidas estratégias e intervenções pedagógicas que podem ser aplicadas pelos professores de Educação Física para promover um ambiente favorável ao desenvolvimento psicossocial dos estudantes. Portanto, nos resultados foram abordadas as características positivas (motivação, confiança, etc) e negativas (incerteza, vergonha, etc), a partir dos estudos catalogados e a maneira que os autores tratam esses assuntos, como também trazem estratégias para sanar as dificuldades existentes na realidade das aulas de educação física. Por fim, foi possível analisar e compreender a relevância das dimensões psicológicas no contexto da Educação Física escolar. Os desafios são evidentes, pois os alunos com características psicológicas negativas podem enfrentar barreiras significativas para a participação ativa nas aulas de Educação Física. Portanto, é fundamental que os professores estejam cientes dessas questões e adotem estratégias pedagógicas que levem em consideração as necessidades e as diferenças individuais dos alunos. |
pt_BR |