Resumo:
É inegável a importância de se ensinar e aprender matemática. Esta disciplina é fundamental no mundo moderno e é amplamente reconhecida como essencial em nossa vida cotidiana. Apesar da relevância da matemática, a metodologia utilizada para ensiná-la, às vezes, apresenta deficiências que não são mais justificáveis, o que acaba contribuindo para o medo que os alunos têm da disciplina e reforçando a percepção de que ela é difícil e assustadora. Além do mais, observamos que o aspecto social da matemática muitas vezes é negligenciado. Isso é especialmente observado em estudantes jovens e adultos que, defasados em seus estudos, frequentam aulas noturnas enquanto lutam para sobreviver em um mercado de trabalho cada vez mais exigente em termos de qualificação. A coleta de dados da nossa pesquisa aconteceu a partir de encontros com os discentes para saber o nível da turma, trabalhar o jogo matemático e discussões sobre o que foi aprendido e entendido sobre o conteúdo trabalhado. Refletimos sobre o ensino de Jovens e Adultos, suas condições e consequências na perspectiva dos discentes. Abordamos o ensino de matemática partindo do interesse dos alunos conectando o ensino de matemática e o mundo do trabalho. Portanto, é necessário se fazer a implementação de metodologias alternativas ao ensino tradicional. Logo, a presente pesquisa tem como objetivo o de refletir sobre o ensino do conteúdo matemático de porcentagem, considerando a metodologia dos jogos matemáticos e o uso de situações problemas. Pretendemos contribuir para o desenvolvimento da educação de jovens e adultos, tendo como base teórica os princípios pedagógicos de Paulo Freire e as ideias de Duval, como também valorizar o aluno em sua busca por aumentar a autoestima e desenvolver um gosto pelo aprendizado da matemática, por meio de um ensino relevante que leve em consideração a realidade do trabalho, o cotidiano dos alunos, sua cultura, alegria e questões sócio-políticas presentes na sala de aula, apresentando diversas formas de representação do conteúdo matemático proposto. Como conclusão, consideramos ter obtido resultados satisfatórios, como demonstrado pelo envolvimento dos alunos nas atividades abordadas e pelos instrumentos utilizados. Em resumo, reconhecemos a importância do ensino de matemática, destacamos a necessidade de atualizar e melhorar as metodologias de ensino e valorizamos a abordagem que visa promover a autoestima dos alunos, estabelecendo significado no aprendizado e considerando a realidade em que vivem e o contexto social.
Descrição:
SANTOS, Maxsuel Rodriguês dos. Uma proposta metodológica no ensino de porcentagem para Jovens e Adultos. 2023. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraiba, 2023.