Resumo:
Segundo o CID11, o “Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits
persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social,
e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou
atividades que são claramente atípicos ou excessivos para a idade do indivíduo e para o
contexto sociocultural”. Diante disso, a Psicomotricidade surge como uma ciência que estuda
a relação entre o ser humano e seu mundo interno e externo por meio do corpo em
movimento. Nesse sentido, o presente estudo teve, como objetivo, relatar a experiência no
estágio com terapias de Psicomotricidade para TEA, em uma clínica de Campina Grande -
PB. o estudo se caracterizou como um Relato de Experiência, sobre observações simples
ocorridas em estágio com Terapias de Psicomotricidade. De início, foram feitas as avaliações
dos pacientes, com uma ficha pré-determinada pela clínica, além de terem sido realizadas
observações acerca do comportamento de cada criança, a fim de identificar as necessidades de
intervenção em cada uma delas. Por fim, concluiu-se a importância que o estágio exerceu no
que se refere ao lado humano do estagiário, em que foi possível se relacionar com pacientes
diferentes, com necessidades diferentes e realidades diferentes, influenciando-o a buscar ser
um Ser humano melhor a cada dia, além de, no fator profissional, desempenhou um papel
crucial no processo de tomada de decisão para a área da Educação Física a ser seguida após a
graduação.
Descrição:
QUEIROZ, Ewerton. Terapias de psicomotricidade para crianças com TEA em Campina Grande: um relato de experiência. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.