UEPB - Repositório Digital

A educação física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental I e sua importância para o desenvolvimento de habilidades motoras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Larissa Elizabeth do Nascimento
dc.date.accessioned 2023-12-21T12:53:55Z
dc.date.available 2023-12-21T12:53:55Z
dc.date.issued 2023-11-23
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30874
dc.description RIBEIRO, Larissa Elizabeth do Nascimento. A educação física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental I e sua importância para o desenvolvimento de habilidades motoras. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidades Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, que visa avaliar o impacto da qualidade do ensino de Educação Física em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, comparando duas escolas com abordagens distintas. A pesquisa será conduzida utilizando o Teste TGMD-2 (Test of Gross Motor Development - Second Edition) como instrumento de avaliação das habilidades motoras das crianças. Foi realizado um estudo de caso em duas escolas distintas, onde uma delas possui aulas de Educação Física ministradas por um professor especializado na área, enquanto a outra tem aulas conduzidas por professores de outras disciplinas sem formação específica em Educação Física. Foi aplicado o teste TGMD-2 em uma amostra representativa de alunos do 4º ano em ambas as escolas. Os resultados foram analisados estatisticamente para determinar se existem diferenças significativas no desenvolvimento das habilidades motoras entre as escolas e entre meninas e meninos. A importância deste estudo reside na necessidade de compreender como a qualidade do ensino de Educação Física pode impactar o desenvolvimento motor saudável das crianças em idade escolar. Habilidades motoras adequadas são fundamentais para o desenvolvimento global das crianças e podem influenciar seu bem-estar físico e emocional. Além disso, a pesquisa destaca a importância de investir em recursos e formação adequada para os professores de Educação Física, a fim de garantir um ambiente escolar propício ao desenvolvimento saudável das habilidades motoras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Eugênio Elói Moura pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física - crianças pt_BR
dc.subject Habilidades motoras pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental I pt_BR
dc.title A educação física escolar no primeiro ciclo do ensino fundamental I e sua importância para o desenvolvimento de habilidades motoras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta