Resumo:
O presente trabalho investigou a perspectiva de dois professores do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio de Matemática de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Campina Grande em relação à queda de rendimento dos alunos pós pandemia. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, primeiramente elaboramos um questionário para os professores. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: O que devemos fazer para melhorar este cenário? O impacto deste cenário foi o mesmo no Ensino Fundamental II e Ensino Médio? A partir de nossos resultados podemos afirmar que os professores em geral concordam que os alunos pós o cenário pandêmico e as aulas remotas voltaram com problemas na Matemática, desde a base, como as operações matemáticas, até os assuntos mais complexos da escola básica, envolvendo variáveis, expressões, entre outros. Esperamos que nossa pesquisa tenha despertado nos professores participantes interesse pelo tema. Assim, os alunos terão a oportunidade de um diagnóstico prévio e acompanhamento adequado na aprendizagem matemática.
Descrição:
SILVA FILHO, Manassés Alves da. A queda de rendimento pós pandemia de alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.