Resumo:
O presente estudo verificou a percepção ambiental de estudantes do 9º ano do
Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz
Gonzaga Burity, localizada em Soledade-PB, com relação às serpentes, além de
realizar processo de sensibilização ambiental por meio de palestra e exposição de
um animal vivo. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, foi realizada de acordo
com o seguinte percurso metodológico: levantamento bibliográfico para construção
da base teórica a respeito do tema; aplicação de questionário semiestruturado (préteste); ações de educação ambiental (palestras e interação com uma serpente) e
aplicação de questionário (pós-teste), a fim de verificar a construção da
aprendizagem. Os dados de percepção ambiental mostraram que 64% dos
estudantes ainda não tinham estudado sobre as serpentes, e, de modo geral,
desconheciam aspectos distintivos desses animais, uma vez que 90% acreditavam
que todas as serpentes eram peçonhentas. Verificou-se que esses animais ainda
estão presentes de forma negativa no imaginário de grande parte dos entrevistados,
com predominância de sentimentos como medo e nojo, tanto por parte dos
estudantes como de seus familiares. A relação entre os mesmos também se mostrou
conflituosa, com 25% dos entrevistados declarando, inicialmente, a intenção de
matar as serpentes. Entretanto, após o processo de sensibilização ambiental,
observou-se o impacto positivo das ações educativas, evidenciando uma
transformação nas concepções e atitudes dos estudantes em relação a esses
animais, com aumento do interesse (49,7%) e curiosidade (44,7%) sobre o assunto.
Além disso, 78,6% adquiriram uma compreensão mais clara da importância das
serpentes para o meio ambiente, indicando o impacto positivo e informativo da
educação ambiental. Sendo assim, acredita-se que a pesquisa desenvolvida atingiu
seu objetivo, evidenciando que a educação ambiental, trabalhada desde as séries
iniciais, contribui na formação de cidadãos conscientes, crítico-reflexivos e
responsáveis com a causa ambiental e com a conservação dos ecossistemas e dos
seres vivos.
Descrição:
CUNHA, Lucas Ramos. As serpentes na percepção de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Soledade - PB. 2023. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.