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Este trabalho teve a finalidade mostrar como a abordagem STEAM pode
colaborar com o processo de aprendizagem dos conteúdos das diretrizes curriculares
e com as competências e habilidades da BNCC, nessa perspectiva a
transdisciplinaridade e metodologias ativas, foram inseridas a partir das questões
sociais e vinculada ao trabalho com o Novo Ensino Médio, que requer do corpo
docente inovação e autonomia dos discentes, bem como desenvolver projetos que
integrem o cotidiano dos alunos com os conteúdos propostos pela BNCC. A
metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa foi de caráter descritivo a partir
de um estudo de caso, caracterizando-a como abordagem qualitativa, na qual foi
possível observar a aprendizagem dos estudantes a partir das atividades
desenvolvidas, com a inserção da abordagem STEAM no processo de ensino e
aprendizagem, com o auxílio da QSC poluição do açude de Bodocongó, que está
inserida nos pressupostos teóricos das ODS, e estas possibilita a interação com o
ensino na perspectiva da transdisciplinaridade. O estudo foi realizado na ECI –
Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, que fica localizada na cidade de Campina
Grande PB, os participantes foram os estudantes matriculados em uma disciplina
eletiva, composto por alunos de 9° ano, 1ª série do ensino médio, 2ª série do ensino
médio e 3ª série do ensino médio. Os resultados mostraram que houve aceitação por
parte dos estudantes e envolvimento destes no processo de construção do
conhecimento, apontado que a abordagem utilizada, favoreceu a compreensão das
do tema trabalhado e possibilitou a interação entre disciplinas curriculares, motivando
os alunos serem protagonistas no seu processo de ensino aprendizagem,
despertando-lhes autonomia. A abordagem STEAM se mostrou satisfatória, pois
garantiu que os alunos aprendessem e compreendessem a complexidade das
problemáticas envolvidas, e conseguissem fazer relações entre o conteúdo estudado
e a realidade social vivada por cada estudante, propondo possíveis soluções a partir
de conhecimentos científicos. Ao se depararem com a situação da poluição do açude
de Bodocongó, os alunos puderam identificar diversas problemáticas, ressaltando o
que era incumbência dos governantes e o que eles, enquanto cidadãos, poderiam
fazer. |
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