UEPB - Repositório Digital

Influência do simulador PHET na formação de professores de química: Explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Emmanuel Antonio Silva de
dc.date.accessioned 2023-12-22T11:33:48Z
dc.date.available 2023-12-22T11:33:48Z
dc.date.issued 2023-11-29
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30902
dc.description ALMEIDA, Emmanuel Antonio Silva de. Influência do simulador PHET na formação de professores de química: explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract No contexto do ensino de química, torna-se imperativo incorporar novos instrumentos que promovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos e contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes. A rápida evolução tecnológica global destaca a necessidade premente de integrar métodos instrucionais baseados em computador na educação. Nesse sentido, a utilização de simulações virtuais no processo de ensino e aprendizagem emerge como uma prática essencial. A complexidade dos conceitos químicos, muitas vezes abstratos, torna o aprendizado desafiador para muitos alunos. A inserção de simuladores virtuais, como o PhET, oferece uma abordagem dinâmica e visual que facilita a compreensão e a relação entre sistemas químicos. Reconhece-se, assim, a importância significativa do uso de simulações virtuais na educação química. Este estudo configura uma pesquisa de campo com o objetivo geral de explorar e compreender as concepções de estudantes/professores em formação inicial de química na Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em relação à utilização de simuladores virtuais como ferramenta didática no processo educacional. A metodologia inclui a realização de um workshop, acompanhado de questionários de conhecimentos prévios e pós-intervenção. Os resultados obtidos revelaram uma recepção positiva, com os participantes compartilhando abertamente sugestões e pontos de vista. A análise desses resultados destaca as simulações do PhET como uma ferramenta altamente atrativa e benéfica para o ensino de química, proporcionando insights valiosos para aprimorar a prática educacional no futuro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ms. Eduardo Adelino Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Simulação virtual pt_BR
dc.subject Processo educacional pt_BR
dc.title Influência do simulador PHET na formação de professores de química: Explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta